Iluminação residencial entenda como fazer.

Um local bem iluminado não existe nada melhor.  A iluminação residencial  além de clarear os cômodos de uma residência, consegue trazer mais conforto e aconchego.

No entanto, algumas pessoas acreditam que a iluminação é apenas espalhar lâmpadas por toda parte para ter uma iluminação adequada. E não é bem assim que funciona, pois existem técnicas e procedimentos que são fundamentais para uma boa iluminação.

Atualmente a iluminação residencial vem com outras perspectivas, além do objetivo de iluminar o ambiente, pois existe uma preocupação com o aspecto decorativo da iluminação.

Para que aluminação seja eficiente ele deve combinar com a decoração e o aspecto do ambiente. Por isso, observe algumas dicas básicas para deixar a iluminação de acordo como seu gosto.

Veja como fazer uma boa iluminação residencial

Essas dicas servem com um auxilio para você fazer uma iluminação adequada para cada cômodo da sua residência. Observe abaixo:

Avalie o seu ambiente

Primeiramente avalie o seu ambiente. Essa avaliação é importante você identificar qual tipo de atividade será realizado neste cômodo, por exemplo, uma cozinha, um quarto ou escritório.

Durante a sua análise observe o estilo do seu cômodo, a decoração e o acabamento. Verifique se será preciso um forro de gesso rebaixado ou qualquer detalhe especifico para a iluminação fica adequada.

Iluminação Residencial

Iluminação Residencial

Crie um projeto luminotécnico

Quer fazer uma boa iluminação residencial? Então faça um projeto luminotécnico ele é importantíssimo para que a iluminação da sua residência seja feita de acordo com seu gosto.

E depois de definir com será o estilo do seu projeto elétrico, passe todas as informações para o profissional responsável. Passe todos os detalhes sobre os apagadores específicos para determinada luminária ou circuitos independentes para partes da iluminação de decoração.

 Escolha luminárias de qualidade

Se você quer ter uma iluminação perfeita escolha uma luminária de qualidade, ela dura mais tempo e proporciona uma luz mais clara.

Faça uma iluminação econômica

A economia é uma grande exigência para uma boa iluminação residencial. A escolha da iluminação econômica vai muito além do que fazer a instalação dos equipamentos, pois é preciso escolher as luminárias e os equipamentos que gerem economia durante a utilização. Porque não adianta ter uma boa iluminação e no final do mês pagar caro a conta de energia.

Iluminação Residencial

Iluminação Residencial

Tipos adequados de iluminação

Iluminação indireta: É ela utilizada para promover conforto visual, além de servir para destacar alguns elementos da decoração. Para este tipo de iluminação são indicadas as arandelas e abajures.

Iluminação de tarefas: Ela deve ser utilizada com cuidado, pois a iluminação de tarefas não pode gerar sombras ou desconfortos visuais no ambiente. Esta iluminação geralmente é utilizada para leitura, escrita, em cozinhas e escritórios.

Iluminação geral: Ela ilumina todo espaço e consegue promover um melhor conforto visual para o ambiente. Quando a iluminação geral é bem trabalhada ela consegue ser bastante eficiente e econômica.

Iluminação Residencial

Iluminação Residencial

Obtenha lâmpadas de baixo custo

Você não precisa gastar uma fortuna para fazer uma boa iluminação residencial, algumas lâmpadas mais de baixo custo são suficientes para iluminar bem a sua residência.

As lâmpadas MR16 são de baixa tensão e possuem uma temperatura de cor alta que fornecer uma iluminação perfeita.

Escolha a temperatura adequada

Outro fator importante para você fazer uma boa iluminação residencial é a escolha da temperatura da cor da lâmpada. Existem vários tipos de temperaturas de cor para cada tipo de ambiente.

Por exemplo, a iluminação é diferente para áreas de trabalho como escritórios e cozinha é recomendada utilização de lâmpadas de cor branca frio. No entanto, aqueles ambientes que necessitam de mais aconchego como quartos e salas é recomendado utilizar a cor branco quente.

Conclusão

Você observou algumas dicas de como fazer uma boa iluminação residencial, com elas qualquer pessoa pode melhorar a iluminação da sua casa para que ela fique mais adequada. Mas caso  seu projeto seja mais especifico contrate um profissional para desenvolve-lo da melhor forma possível.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!