Iluminação direta ou indireta. Qual utilizar?

A iluminação é importante para qualquer ambiente, pois consegue proporcionar mais aconchego e bem estar visual, além de ser peça fundamental para destacar a decoração.

As pessoas estão cada vez mais atentas as sensações que a luz pode proporcionar e procuram formas de valorizar o seu ambiente através dela. No entanto, se perguntam sobre iluminação direta ou indireta qual utilizar?

A escolha correta é fundamental para proporcionar o beneficio visual que o seu ambiente merece. E para ajuda-lo a escolhe a melhor opção para você neste momento, abaixo tem algumas explicações sobre a iluminação direta ou indireta.

Como funciona a iluminação direta

É utilizada para evidenciar algo como locais de estudos, este tipo de iluminação é encontrado em escritórios e consultórios, mas ela também faz um bom papel nas residências.

Em todos os locais da sua residência é permitida a utilização da luz direta, por exemplo, no banheiro para iluminar o rosto, na cozinha e no quarto podemos aproveita-la para na cabeceira da cama.

Além disso, a iluminação direta também ajuda na decoração, pois ela serve para iluminar objetos. Quadros, painéis, plantas e etc. Com ela qualquer ambiente ganha mais glamour.

Tipos de lâmpadas para iluminações direta

Para cada situação existe uma opção diferente, por exemplo, pendentes, luminárias de mesa ou abajures que podem ser utilizados sobre balcões.

As lâmpadas devem ser adequadas ao ambiente você pode utilizar as lâmpadas de LED, pois são mais vantajosas em relação às outras por não emitir raios ultravioleta e infravermelho, dessa forma não modifica a cor dos objetos, não atrair insetos e não deixar o ambiente quente.

Quer utilizar este tipo de iluminação? Saiba que não existe um padrão de utilização, você poderá optar por:

Facho de luz que pode ser utilizado de forma direta ou difusa, para direcionar a luz para todos os lados, esta opção fica ótima para acabamentos com mármore ou porcelanatos.

No entanto, a luz direta não é recomenda para superfícies brilhantes ou que tenham reflexos.

Lustres Iluminação Amandini

Lustres Iluminação Amandini

Como funciona a iluminações indireta

Estas iluminações funcionam iluminando todo o ambiente por igual, ou seja, a luz reflete na superfície e depois se espalha por todo o ambiente. Esta opção é indicada apenas para peças amplas e qualquer ambiente, mas a iluminação indireta não consegue transmitir conforto e bem estar visual, nas paredes de cor clara, neste caso é indicado aumentar o número de lâmpadas.

Conheça as Vantagens

Entre as vantagens a iluminação indireta estão à suavidade e difusão, pois o ofuscamento é controlado através da uniformidade que é um grande benéfico para o conforto visual.

Nesta iluminação não existe calor térmico, pois a sua instalação é ao forro, no gesso e até mesmo no chão em arandelas ou spots direcionados para potencializar o seu efeito.

Nos quartos e salas a iluminação indireta é adequada, principalmente com lâmpadas fluorescentes amarelas, por serem mais quentes e proporcionarem mais aconchego.

Conclusão

Depois desta leitura a sua dúvida sobre iluminações direta e indireta foi esclarecida agora depende de você escolher qual delas será melhor para o seu ambiente neste momento.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!