Iluminação Casa de Praia

3 Dicas de iluminação em casas de praia

Durante o verão, são tantos os gastos com energia, seja por causa do ar-condicionado, ventilador e outros eletrodomésticos, que tentamos reduzir o nosso consumo.

Uma das alternativas é aproveitar a luz do dia o máximo que conseguimos, com aberturas estratégicas, posicionamentos específicos de móveis e até mesmo cores de paredes mais claras e uso de espelhos.

Ainda assim, algumas casas de praia não são projetadas pensando nestes aspectos e a iluminação acaba se tornando um grande desafio. Por isso, no post de hoje, apresentaremos soluções em 3 áreas da casa de praia para explorar o melhor da iluminação, sem pesar no bolso quando chegar a conta de luz.

Fachadas e Sacadas

Foto: Pexels

A iluminação de fachada é, muitas vezes, vista como um aspecto decorativo, em conformidade com o acabamento da construção arquitetônica. Entretanto, possui outras funcionalidades, principalmente no que diz respeito à segurança.

Casas que são mal iluminadas à noite ou têm muitas árvores que bloqueiam a entrada principal e janelas são alvos atraentes para os bandidos, uma vez que as plantas servem como uma capa para os ladrões passarem despercebidos.

Uma casa bem iluminada evita tentativas de assalto, pois os torna mais visíveis, auxiliando na identificação por câmeras de segurança ou por vizinhos.

Quem possui casas em Armação de Búzios tem adotado essa estratégia! Como a região possui muitos morros e árvores, que costumam fazer sombra, esse tipo de iluminação se torna necessária.

Para essa parte da casa, o ideal é adotar as luzes de LED, pois são mais frias e muito econômicas. Diferente de uma lâmpada incandescente comum, que costuma gastar 60 W para produzir uma determinada quantidade de luz, um conjunto de LED precisa de apenas 20 W para produzir a mesma quantidade luz. Também são muito mais resistentes, precisando ser trocadas com menos frequência. A fim de refletir de maneira intensiva, uma boa opção é investir no LED sob forro de PVC.

Área Externa

Foto: Pexels

Se você quer estender seus momentos de descontração e diversão com a família e amigos, invista em uma boa iluminação na área externa da casa, como por exemplo: jardim, churrasqueira e até mesmo dentro da piscina.

Assim será possível aproveitar os melhores momentos a qualquer hora, além disso, potencializa a beleza da decoração e, assim como descrevemos anteriormente, facilita na identificação de possíveis assaltos. As mais bonitas casas em Cabo Frio já são adeptas desse tipo de iluminação, garantido luz, beleza e segurança em seus jardins e quintais.

As principais fontes de iluminação na área externa são arandelas, refletores e spots balizadores. Há também a possibilidade de usar castiçais e copos de velas, que dão um clima mais romântico e são ideais para um luau com a família toda.

A escolha da cor da luz para este tipo de iluminação também é um assunto importante. Cores frias geralmente dão sensação de amplitude e cores quentes de aconchego.

Dentro da piscina as luzes coloridas são uma boa opção, mas quando for iluminar plantas, dependerá da sua intenção para com elas. Verde é uma cor que a planta não assimila, por isso, elas não crescem ou crescem devagar sob esta luz. Já vermelho, cor oposta ao verde, estimula o crescimento das plantas.

Dentro de casa

Foto: Pexels

Quando passamos uma temporada na praia, estamos sujeitos a diversas atividades que nos estimulam o dia todo. Além disso, a exposição constante ao sol e até mesmo o horário de verão podem fazer com que nosso relógio biológico fique um pouco confuso.

Por isso, quando chegamos em casa, precisamos de uma iluminação que garanta uma noite de sono agradável e relaxante. Uma maneira econômica para cumprir esse objetivo, é investindo em LED embutido no teto de gesso dos quartos. Aposte em cores quentes ou em tons de púrpura, que possuem propriedades relaxantes.

Nas salas e cozinhas, áreas que necessitam de uma iluminação direta mais intensa, a ideia é utilizar plafons com luzes fluorescentes e spots direcionáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *