Saiba qual o tipo de iluminação certa para cada ambiente

Fonte: freepik.com

Curitiba é uma das grandes capitais brasileiras, famosa não apenas no Brasil, mas também no mundo inteiro justamente por contar com um planejamento urbano bem elaborado.

Hoje em dia, a capital paranaense também conta com uma boa infraestrutura de ruas e bairros, bem como possui a conhecida característica de ser uma cidade sustentável, com planos e projetos ecologicamente corretos.

Devido a esses detalhes e, também por estar em constante desenvolvimento, a capital já se tornou uma cidade que atrai pessoas do país inteiro, seja na questão do trabalho, como também para estudar e crescer profissionalmente.

Por isso, quando o assunto é o aluguel de imóveis em Curitiba é possível contar com uma ampla alternativa de casas, sobrados e apartamentos dos mais variados tamanhos e estilos.

Com os seus bairros e ruas devidamente organizadas, Curitiba é sem dúvida nenhuma, uma das melhores e mais prósperas capitais.

A iluminação para o seu lar

Diante de todas as vantagens que a capital do Paraná pode oferecer para você, bem como diante das alternativas de imóveis, é importante que você pense também em um detalhe na hora de negociar a sua casa ou apartamento: a iluminação do ambiente.

O tipo de luz adequado é um quesito relevante na composição de um cenário, pois ele complementa a decoração, realça detalhes e também possui um caráter funcional para cada cômodo, facilitando algumas atividades como leitura e relaxamento.

É importante, na hora de pensar no projeto de decoração de um cômodo, se atentar também a questão de como será a sua iluminação. Com isso, você irá agregar mais qualidade de vida para o imóvel onde você mora.

Além disso, na hora de pensar na iluminação de um cômodo, pense também no uso de luz natural durante o dia. Nesse caso, é importante pensar na escolha das cortinas certas e também no posicionamento dos espelhos.

Uma luz para as suas escolhas

Com a luz adequada para cada ambiente da sua casa ou apartamento, você tem todas as condições de criar cenários aconchegantes e funcionais, inclusive destacando alguns aspectos dos objetos de decoração que constituem os cômodos.

Por isso, quando você estiver à procura de apartamentos para alugar em Curitiba, leve em consideração também a questão de como escolher, em conjunto com o aspecto decorativo, a luz mais adequada para compor o cenário.

Sendo assim, a opção pelas lâmpadas certas é um passo básico para isso. E nesse caso, a avaliação para não errar na escolha da lâmpada ideal leva em conta dois detalhes que são essenciais:

A eficiência da lâmpada

Uma das características das lâmpadas elétricas é o fato de que elas transmitem calor. Nesse caso, algumas transmitem mais calor, outras transmitem menos. Por isso, até o posicionamento da lâmpada no cenário é válido para evitar que ela aqueça em demasia.

Ainda em relação à eficiência, é válido optar pelas lâmpadas que emitem menos calor, ou seja, que são as mais eficientes. Com isso, você também adquire o benefício da economia.

Nesse caso, uma alternativa adequada é escolher para compor o seu ambiente as chamadas lâmpadas de LED. Elas são econômicas e também apresentam uma longa vida útil.

A cor da lâmpada

Um detalhe muito importante ao escolher uma lâmpada para iluminar o cenário é a cor dela. O tom da iluminação emitida pela lâmpada tem um aspecto funcional relevante, que pode destacar os detalhes dos objetos do local e também facilitar a visibilidade.

Nesse aspecto, as lâmpadas que emitem uma iluminação amarelada são ideais para cômodos como salas e quartos, pois esse é um tom mais relaxante. Inclusive, as lâmpadas amarelas também podem ser ideais para ambientes comerciais, tais como lojas, por exemplo.

Isso ocorre porque a luz que apresenta tons mais amarelados não influencia e não altera a cor dos produtos que estão à mostra, conferindo maior fidelidade para o visual dos mesmos.

Já as lâmpadas brancas possuem um maior poder de iluminação e são essenciais para ambientes de leitura e estudo, tais como os quartos e os escritórios, por exemplo. Além disso, elas também são adequadas para as cozinhas, pois iluminam bem o cenário.

Outro aspecto importante no instante em que você optar pela cor da lâmpada é prestar a devida atenção também nas cores que predominam no cômodo em questão. Isso é muito importante para gerar um melhor equilíbrio visual.

Sendo assim, uma sala de estar que conta com um predomínio de objetos e detalhes brancos, por exemplo, pode ficar mais aconchegante graças a uma lâmpada de iluminação amarela.

Iluminação para cada tipo de cômodo

De nada adianta elaborar uma decoração perfeita, unindo funcionalidade e beleza para os cômodos, se não contar com uma boa iluminação. Inclusive, o tipo de luz inadequado pode até mesmo atrapalhar e trazer desconforto.

Por isso, em se tratando da iluminação certa para cada tipo de ambiente, conheça então as melhores opções.

Luz para os quartos

No caso dos dormitórios, as lâmpadas amarelas denotam ser mais adequadas, pois transmitem uma sensação melhor de relaxamento e conforto. No entanto, como o quarto também pode ser um local de leituras, é importante complementar a iluminação com luminárias e abajures.

Iluminação para a cozinha

O ideal para a cozinha são as lâmpadas de LED. Elas são caracterizadas pela economia, bem como não aquecem o ambiente em demasia e asseguram a visualização necessária para o local.

Vale salientar também que a luz branca para as cozinhas é uma excelente alternativa, realçando assim as cores originais dos alimentos e dos outros detalhes que compõem o cenário.

Claridade na sala de estar

Para a sala de estar, o uso de lustres diferenciados, por exemplo, pode ser interessante dependendo do tipo de decoração utilizada. Já para iluminar determinados pontos do cenário, a utilização de luminárias é bem-vinda.

A iluminação geral pode ser oriunda de spots e paflons no teto, que garantem uma boa emissão de luz para o ambiente como um todo.

Conclusão

 As alternativas de casas para alugar em Curitiba são bem variadas. Há residências e apartamentos de tamanhos diferenciados, ideais para pessoas que querem morar sozinhas ou para casais com filhos.

Independente do tamanho do imóvel, a iluminação faz parte dos fatores que conferem conforto e requinte. Por isso, ao decorar o seu imóvel, é importante pensar nos detalhes para iluminar cada ambiente.

E já que o assunto é luz, compartilhe esse artigo para iluminar as ideias daquele seu amigo que está pensando em alugar ou reformar um imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *