Iluminação para cada ambiente da casa

ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL

Nos próximos posts vamos falar sobre iluminação residencial abordando um pouco sobre os ambiente da casa, pois cada um possui uma função específica e pede um tipo de , por isso vamos analisar cada ambiente separadamente.

O projeto de iluminação de uma residência deve levar em conta não apenas a estética, mas a função de cada ambiente e a relação que o morador terá com ele. O posicionamento das luminárias deve ser pensado de acordo com a decoração, sempre levando em conta o aspecto funcional do cômodo. É importante descobrir o tipo ideal de lâmpada para o efeito de iluminação desejado e o posicionamento ideal que ela deve ter. As características do produto devem atender às necessidades do ambiente, não o contrário.

Queremos com esses posts dar o máximo de dicas e inspirações para que você faça um ótimo trabalho no seu projeto de iluminação.

ILUMINAÇÃO DE HALL DE ENTRADA

Hall de entrada
Foto: Reprodução/Adriana Piva Arquiteta

Vamos começar falando por um ambiente que muitas vezes é esquecido e não é dada tanta importância nos quesitos iluminação e decoração, o que é um grande erro, pois o hall de entrada é o cartão de visita da sua casa, é o lugar onde seus visitantes terão uma primeira e última impressão de você e sua casa.

A partir de uma boa decoração e um trabalho de iluminação adequada, seu hall de entrada dará aquela receptiva boas-vindas aos seus convidados sempre que abrir as portas, além disso será também a última parada antes de sair de casa.

Pensando nisso, um bom projeto de iluminação que deixe esse ambiente agradável e acolhedor é de grande importância. E é a partir dele que podemos perceber qual o estilo do morador, por isso temos uma infinidade de possibilidade relacionadas à decorar e iluminar desse ambiente. Com as escolhas de luzes corretas, promete-se criar um efeito totalmente exclusivo no ambiente, imprimindo sua personalidade.

A partir da iluminação do hall de entrada você pode passar a ideia de um ambiente elegante, moderno, descontraído, e esse efeito pode ser conquistado a partir do uso cores e luminárias que representem esses estilos. Mas vale lembrar que o hall de entrada é uma prévia do que está por vir na casa, portanto deve seguir o mesmo estilo dos outros ambientes.

É possível conseguir efeitos de muito bom gosto dando atenção à alguns detalhes, vejamos algumas dicas práticas:

COR DAS LÂMPADAS

O ideal é optar por lâmpadas com luz amarelada e suave, que são mais agradáveis e transmitem sensação de conforto, iluminado sem ofuscar quem estiver chegando.

Hall de entrada
Foto: Reprodução/Juliana Pippi

LUZES DE LED

Para aqueles que gostam de uma decoração mais contemporânea, aposte nas lâmpadas de LED, elas podem tornar seu ambiente bonito e aconchegante, e ao escolher apenas uma cor de iluminação você conseguirá manter um equilíbrio no hall.

SPOTS

Outra dica para deixar seu hall de entrada simplesmente deslumbrante é o uso de spots com lâmpadas dicroicas, com o uso desse tipo de lâmpada você pode causar efeitos em quadros, espelhos ou qualquer outro objeto decorativo, criando um ponto de destaque, iluminação direcionada, que deixará seu hall com um toque de elegância.

Hall de entrada
Foto: Reprodução/MM Baptista
Spots de embutir
Foto: Reprodução/Lustres Amandini

ILUMINAÇÃO NAS PAREDES

Você pode apostar em uma iluminação que destaque as paredes do hall de entrada. Uma parede texturizada por exemplo, pode ter um efeito encantador com o uso de um facho de luz com direção para a parte inferior ou superior, dependendo do posicionamento direcionado do facho de luz nós podemos alcançar efeitos diferentes.

Hall de entrada
Foto: Reprodução / My Arquitetura & Decoração

Além disso você pode apostar também no uso de arandelas nas paredes, existem vários modelos que além de iluminar e produzirem interessantes efeitos visuais nas paredes, podem também ser excelentes artigos de decoração.

Arandela de Cristal
Foto: Reprodução/Lustres Amandini

ILUMINAÇÃO DO CHÃO E CORREDOR

No chão você pode apostar em uma iluminação com balizadores, eles podem ser instalados ao longo do chão demarcando o caminho, um projeto desse quando bem feito, por profissionais capacitados vai deixar o seu hall de entrada com um charme único, e com certeza vai conquistar seus convidados logo quando a porta for aberta.

Hall de entrada
Foto: Reprodução/Viviane Busch Arquiteta

Em caso de corredor temos duas boas opções, a primeira é o uso de fitas de LED, que vão conferir beleza e modernidade.

Foto : Reprodução / Maria Helena Torres
Fita de LED
Foto: Reprodução / Lustres Amandini

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra sugestão é a utilização de múltiplas lâmpadas de teto, podem ser spots ou pendentes, que são excelentes para locais com o pé-direito duplo. Algo que não pode ser esquecido é que no caso do uso de lâmpadas de teto, é necessário um cuidado especial com o espaçamento, para evitar áreas de sombras.

Hall de entrada
Foto: Reprodução/Mis Arquitetura e Interiores

Agora que você já sabe qual a importância de um bom projeto de iluminação para o seu hall de entrada, acredito que já possa colocar muita coisa em prática. Sabemos que uma boa iluminação pode proporcionar elegância e conforto a um ambiente, e não seria diferente com o hall de entrada, por isso espero que esse artigo tenha sido útil, e que com essas dicas você consiga um pouco de inspiração para sua casa.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de iluminação e decoração e fiquem ligados nessa série sobre iluminação residencial. Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *